O treino funcional no Projeto Esportivo do ICAS tem como proposta principal preparar o corpo para a vida, por meio de exercícios que simulam movimentos naturais e essenciais do cotidiano. Muito além do objetivo estético ou competitivo, essa modalidade é desenvolvida com foco na saúde global, autonomia física e melhoria da qualidade de vida.
Além de contribuir para o fortalecimento físico e mental, o treino funcional também promove:
• Socialização, através do trabalho em grupo;
• Estímulo à autoestima e à autoconfiança;
• Disciplina, consistência e autocuidado.
É uma prática democrática, inclusiva e adaptável, capaz de atender pessoas de diferentes faixas etárias,
perfis físicos e necessidades.
As aulas de treino funcional no ICAS seguem uma estrutura dividida em três fases complementares, respeitando o ciclo fisiológico do corpo durante a prática física:
o Ativação cardiorrespiratória leve, mobilidade articular e estímulo mental para preparar o
corpo para os exercícios.
o Circuitos com exercícios funcionais dinâmicos, isométricos e proprioceptivos, com uso do peso corporal e acessórios (cones, cordas, pesos, elásticos).
o Os grupos se organizam em estações, promovendo revezamento motivacional, trabalho coletivo e desafio pessoal.
o Os movimentos priorizados são os considerados primários e fundamentais para o dia a dia: agachar, empurrar, puxar, levantar, girar, avançar, mudar de direção.
o Redução da frequência cardíaca, alongamentos estáticos, respiração consciente e breve momento de relaxamento e reflexão.
O treino funcional expressa com clareza o compromisso do ICAS com a promoção da saúde preventiva e integral, oferecendo à comunidade uma prática física acessível, prazerosa e altamente eficaz.
Mais do que treinar corpos, o ICAS forma cidadãos ativos, fortalecidos e conscientes, em um ambiente acolhedor e respeitoso. A metodologia aplicada potencializa:
• A inclusão de pessoas em vulnerabilidade;
• A criação de laços comunitários e suporte emocional;
• A prevenção de doenças crônicas e o estímulo ao bem-estar coletivo.